Na manhã desta segunda-feira (14), aconteceu a posse dos novos Procuradores do Estado de Sergipe, Dr Gabriel Vilar de Albuquerque Araújo, e Dra Yasmine Lopes Pereira Santos, na sede da PGE-SE.
Na oportunidade, Dr Marcus Barros, presidente da APESE, entregou placas de homenagem aos aposentados em sua gestão: Dra Lélia Vieira Fortes Franco e Dr Ricardo Silveira de Oliveira, aposentados anteriormente, e Dra Eugênia Maria Nascimento Freire e Dr Welligton Matos do Ó, aposentados em fevereiro deste ano. Somente as duas estavam presentes no evento, e Dra Eugênia fez um discurso de despedida e de boas-vindas aos novos procuradores. “O real não está na saída e nem na chegada. O real está no meio do caminho, na travessia. Na vida, é realmente essa travessia que mais importa”.
“Sejam muito bem-vindos, Dra. Yasmine e Dr. Gabriel. Que essa nova jornada que se inicia seja guiada tendo como norte o interesse público primário, o interesse da coletividade. Dra. Eugênia e Dra. Lélia, aproveitem bem o descanso, com a certeza do dever cumprido. Duas grandes Procuradoras que deixam uma belíssima história de realizações na PGE e que continuarão conosco participando na nossa associação”, disse Dr Marcus Barros.
Dra Gilvanete Barbosa também fez um belo discurso de boas-vindas, realçando o importante papel do Procurador do Estado para a sociedade. “Somos apenas 65, e somos uma carreira diferenciada. E que tenhamos a ombridade de ouvir o outro. Somos agraciados para defender a coisa pública, mas também defender o outro”, disse ela, encerrando sua fala com um poema de Cora Coralina, sobre a importância de se saber tocar o coração das pessoas.
Encerrando a cerimônia, o Procurador-Geral, Dr Vinicius de Oliveira, também deu boas-vindas aos novos procuradores. “Vocês não são apenas uma tinta de caneta, vocês precisam ser uma flecha para incendiar o coração das pessoas. Trabalhem de forma humana, que a gente ganha resultados muito mais eficientes”, pontuou Dr Vinicius de Oliveira.
A posse foi para poucos convidados e alguns familiares dos novos procuradores, por conta das restrições sanitárias da pandemia, e também foi transmitida ao vivo pela plataforma Zoom.