Com defesa da autonomia dos procuradores dos estados, teve início, em Goiânia, o 50º CNPE

A abertura do 50º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE), nesta segunda-feira (11), no Espaço Dois Ipês, em Goiânia/GO, contou com palestra magna do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luís Roberto Barroso, e com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Com o tema “Meio século: avanços e desafios da Advocacia Pública na realização dos objetivos fundamentais da República Brasileira”, o evento reúne, até quinta-feira (14), advogados públicos de todas as regiões do país.

O anfitrião dessa edição, o presidente da APEG, Claudiney Rocha, abriu os pronunciamentos da noite dando boas-vindas aos colegas congressistas. “É um presente para nós, Procuradores de Goiás, recebermos nossos irmãos Procuradores de todos os cantos do Brasil para celebrarmos juntos as Bodas de Ouro do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal.”, disse em seu discurso.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, reafirmou o compromisso da advocacia pública com a representação judicial dos Estados e o auxílio aos agentes públicos para efetivação de políticas públicas, especialmente as voltadas à população mais necessitada. “Por trás de cada processo, temos de lembrar que há cidadãos e cidadãs e que dependem do nosso trabalho bem prestado para ter acesso, muitas vezes, a recursos básicos, a direitos como o acesso à saúde e à educação”, pontuou Vicente.

Na abertura do evento também foi feita uma homenagem póstuma à procuradora do Estado do Rio de Janeiro Adriana Bragança. Na ocasião, o presidente da Anape entregou a Medalha de 40 anos da Anape para o marido dela, João Ricardo Barroca.

De Sergipe, participam 14 Procuradores do Estado. Fazem parte da comitiva: Augusto Mèlo (presidente da Apese), Marcos Póvoas (vice-presidente da Apese) e Gabriel Villar (tesoureiro da Apese), os ex-presidentes da Apese Mario Marroquim e Marcus Barros, e os Associados Vladimir de Oliveira Macedo (Subprocurador-Geral da PGE/SE), André Vinhas, Kleidson Nascimento, Conceição Ehl, Rita de Cássia Matheus, Samuel Ribeiro, Carlos Ferraz, Lais Nunes e Natália Araújo.

#apese41anos #cnpe2024

Deixe um comentário