A reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), realizada na última sexta-feira (29), em Aracaju, foi marcada por homenagens e reconhecimentos ao presidente da entidade, Vicente Braga, que encerrou seu mandato após dois triênios à frente da Associação.
Durante o encontro, realizado dentro da programação do I Encontro Nacional das Procuradorias Previdenciárias (I ENPPrev), Vicente Braga prestou homenagens aos integrantes da diretoria nacional da ANAPE, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo da gestão e às contribuições para o fortalecimento da Advocacia Pública brasileira.
Entre os homenageados estiveram o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE), Augusto Mèlo, que também exerce o cargo de Diretor de Inativos e Previdência Adjunto da ANAPE, e a procuradora do Estado de Sergipe Carina Barreto, Diretora Social Adjunta da ANAPE e integrante da Diretoria de Eventos Sociais e Culturais da APESE.
A homenagem simbolizou o reconhecimento da entidade nacional à atuação dos dirigentes que contribuíram para o desenvolvimento de projetos, ações institucionais e iniciativas voltadas à valorização dos procuradores dos estados e do Distrito Federal.
Em um gesto de gratidão e reconhecimento, Augusto Mèlo também realizou a entrega de uma placa de homenagem a Vicente Braga, em nome da Diretoria e dos associados da APESE.
A homenagem destacou a dedicação do presidente da ANAPE ao longo dos últimos seis anos, período marcado pelo fortalecimento institucional da entidade, pela defesa das prerrogativas da Advocacia Pública e pela ampliação da atuação da Associação junto aos tribunais superiores, ao Congresso Nacional e às instituições públicas brasileiras.
Para a APESE, a trajetória de Vicente Braga deixa um legado de compromisso associativo, diálogo institucional e defesa permanente da Advocacia Pública de Estado.
A cerimônia integrou a programação do I ENPPrev, que reuniu representantes de diversos estados brasileiros em Aracaju para debater os desafios atuais da Previdência Pública e o papel das Procuradorias na defesa dos regimes próprios de previdência.
Serviço
I Encontro Nacional das Procuradorias Previdenciárias (I ENPPrev)
Data: 28 a 30 de maio de 2026
Local: Aracaju/SE
Realização
ANAPE – Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal
APESE – Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe
Patrocínio
Desenvolve-SE – Agência Sergipe de Desenvolvimento
DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe
SERGÁS – Sergipe Gás S/A
SergipePrevidência – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe
Apoio
Fecomércio Sergipe – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe
Apoio Institucional
Governo do Estado de Sergipe
Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe
Secretaria de Estado do Turismo
Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania
Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação


